FER

EDIÇÕES ANTERIORES

FER 2015

A integração da Universidade e a oportunidade empresarial

Uma Feira de integração entre alunos, professores, coordenação e um celeiro de oportunidades empresariais, com o grande objetivo de proporcionar uma enorme troca de conhecimentos, experiência profissionais e fomentar a geração de negócios entre seus visitantes, assim, foi promovida a I FER - Feira de Empreendedorismo Rio-Pardense, realizada entre os dias 26 de outubro a 1º de novembro de 2015.

Durante os 7 dias do evento, a FER ofereceu aos alunos e comunidades palestras, minicursos, oficinas e uma grande feira, que contou com a participação do empresariado local e da região, oferecendo subsídios para desenvolverem de maneira sustentada seus negócios e, ao mesmo tempo, uma vitrine para disseminarem seus produtos e serviços.

Na primeira edição, a FER reuniu um público de dezenas de milhares de pessoas, além de alunos do Ensino Médio e Pré Vestibular, que puderam conhecer os  cursos oferecidos pela instituição durante a Feira de Profissões e também participar de atividades e oficinas propostas pelos alunos do campus..

O bom público também prestigiou as palestras promovidas durante o evento, entre elas do garoto Davi Braga, de 13 anos, que criou sua startup List-in,um sistema on line para facilitar a pesquisa e a compra de material escolar.

Além dele, também estiveram presentes Alexandre Bernardo, Fernando Kimura, Flávio Macau, Pauê Aagaard, Juliano Mattos e Mauro Dias.

Outra área que chamou a atenção, principalmente da comunidade que prestigiou o evento foi a Praça de Alimentação, formada por microempreendedores da gastronomia regional, bem como o espaço dos estandes, onde o público pode conhecer um pouco mais sobre diversos setores empresariais rio-pardenses.

1 2 3 4
5 6 7 8

 

FER 2016

II FER reuniu milhares de pessoas e trouxe novidades como o FERTalk

A II edição da Feira de Empreendedorismo Rio-Pardense foi promovida entre os dias 23 e 28 de outubro de 2016 nas amplas instalações do campus da UNIP Rio Pardo. Tendo a universidade e a UNILE como organizadoras, a FER reuniu milhares de pessoas, incluindo alunos de todos os cursos em suas atividades e a participação de dezenas de expositores.

Os organizadores sentiram a necessidade de ampliar sua estrutura para receber este público, consideravelmente maior que na 1ª edição, além de promover uma programação mais diversificada e que atraísse não apenas os alunos, mas que contasse com o apoio do empresariado local e regional além, é claro, da participação da comunidade rio-pardense.

A II Fer teve início com uma Missa e a CicloFER, um passeio ciclístico promovido justamente para promover ainda mais interação entre o evento e seus participantes e público.

Durante a programação, destaque para as palestras, que contaram com a participação de grandes nomes do empresariado nacional, entre eles Geraldo Rufino, ex-catador de lixo que montou uma empresa de reciclagem que fatura R$ 50 milhões por ano; Bruno Perin, autor do livro “A Revolução das Startups”, Luis Francisco Curi, Presidente da Chery Motors, Guto Quintella, Diretor Geral da Itaiquara Alimentos, Jamil Albuquerque, escritor e presidente da Master Mind Brasil, José Luiz Tejon, professor e escritor, além de Douglas Oliveira, do Recursos Humanos da Nestlé Rio Pardo e do Irmão Rodrigo Dias, fundador da Obra Deus Proverá, que desenvolve um dos trabalhos sociais mais relevantes em São José do Rio Pardo.

Uma das novidades da II Fer foi o FERTalk, que reuniu empresários rio-pardenses para um bate-papo, onde puderam expor suas experiências empresariais e interagir com o grande público. Entre as participações, destaque para os empresários Márcio Verrone, sócio-proprietário da Agrovecal e da Casa Verrone, empresa especializada e premiada na produção de vinhos finos; Marco Guardabaxo, proprietário da Rioplastic; Diogo Fonseca, sócio proprietário da Rede Fonseca Supermercados; José Orlando Ferreira, fundador da José Orlando Veículos e Eduardo Roxo Nobre.

Além das palestras e FERTalk, a Feira promoveu ainda a II Jornada Interdisciplinar e a PitchFER, sendo um Concurso de Planos de Negócios, que deu oportunidades para que projetos inovadores tornassem realidade.

Já o PitchFER foi realizado pelos alunos do curso de Administração do 4º semestre da UNIP e objetivou estimular o espírito empreendedor e ensinar a maneira correta de analisar e viabilizar a abertura de uma empresa.

Como aconteceu em 2015, a II FER trouxe também expositores, que puderam divulgar seus produtos e serviços, além de fechar bons negócios, bem como a Praça de Alimentação, sendo que a UNIP ofertou os espaços para que as entidades rio-pardenses os explorassem, tendo como organização o Grupo Amigos da Cidade.

1 2 4 3
5 6 8 7

 

FER 2017

III Fer superou expectativas em público e envolvimento de alunos

A FER - Feira de Empreendedorismo Rio-Pardense, evento tradicional da cidade, teve sua 3ª edição promovida entre os dias 22 e 28 de outubro de 2017 e superou as expectativas dos organizadores.

O evento, que começou a ser promovido em 2015, vem em constante crescimento, tanto de público, quanto de participação dos universitários, estrutura e programação.

Nesta III FER, dezenas de empresas participaram do evento na área de estandes, onde, por mais um ano, puderam expor seus produtos e serviços, além de fecharem bons negócios e muitas parcerias, sendo exatamente esses os objetivos da área de exposição: proporcionar aos empresários muito mais que uma vitrine para seus negócios, mas tornar possível novas possibilidades de trabalho.

Porém, a FER só é possível com o envolvimento e a participação de alunos e professores da UNIP Rio Pardo, que nesta e em todas as edições anteriores fizeram a diferença. Neste ano, todo o corpo discente participou ativamente do evento, além do corpo docente. “A gente não faz nada sem os alunos, sem os professores. É uma soma de atividades e, principalmente, de compromisso com a educação, com a cidade, com a cidadania”, destacou a vice-reitora de Unidades Universitárias, professora Melânia Dalla Torre.

Como também aconteceu nas edições anteriores, a FER contou com o passeio ciclístico CicloFER e o PitchFER, que neste ano inovou e promoveu um concurso voltado a crianças entre 8 e 14 anos, que apresentaram propostas de negócios, assim como já acontece com o público adulto.

Sucesso na edição de 2016, o FERTalk também foi destaque nesta 3ª edição da Feira, reunindo empresários locais que puderam contar um pouco de suas trajetórias nos negócios, além das palestras, com a participação de David Portes, Fábio Riether Fernandes, Luis Francisco Curi, Rey Biannchi e José Luiz Tejon.

 

1 4 3 5
8 FER_2017_4 6 7

 

FER OPEN 2018

FER 2018: Vivências profissionais e oportunidades para todos

Evento teve seu foco voltado ao aluno, com a teoria e a prática em diversas carreiras

A FER – Feira de Empreendedorismo Rio-Pardense, realizada pela UNIP, em parceria com a Unile entre os dias 21 e 24 de outubro, trouxe uma nova proposta para essa quarta edição. Além das oportunidades em negócios para empresários daqui e de toda a região, o evento teve seu foco voltado ao aluno, tanto o próprio universitário, quanto aqueles que ainda estão em busca de uma profissão.

A Feira é uma exclusividade de Rio Pardo e é organizada e coordenada por Gabriela Della Torre e Silva - Diretora do Campus, Lucas Ferreira - Chefe de Campus e Prof. Eduardo Mendes - Coordenador do Curso de Administração. “A FER está se renovando e acompanhando os desejos dos nossos alunos, bem como atendendo às expectativas dos expositores e do público, que novamente prestigiou o evento todos os dias em que aconteceu. As mudanças propostas foram bem aceitas e geraram um fluxo de público não apenas nos estandes, mas também nas salas de aula atingindo, assim, mais um objetivo: levar ainda mais conhecimento a todos, independente da área de atuação”, disse Gabriela.

FER OPEN

A Feira proporcionou uma nova experiência a seus alunos e público através da OPEN – Oportunidades Profissionais e Negócios. “Além das palestras, que apresentaram conteúdos profissionais nas mais diversas áreas, o aluno pode ver e sentir, na prática, como é o dia-a-dia da profissão que escolheu. Essa maneira mais dinâmica, que colocou o aluno frente a frente com os desafios de cada área foi enriquecedora”, comentou a diretora.

Para proporcionar essa vivência profissional, cada curso trouxe uma empresa, a qual passava conteúdos específicos através das palestras e apresentações. Após a teoria, os alunos eram submetidos à prática da profissão. “As empresas convidadas montaram excelentes estruturas para que o universitário realmente se sentisse no cotidiano profissional”, lembrou Gabriela.

 “Além da teoria e prática, foi uma excelente oportunidade para que as empresas também conhecessem o desempenho dos nossos alunos que, num futuro próximo, poderão fazer parte do quadro profissional das mesmas”, salientou.

ESPE 2018 – Encontro Sul Americano de Psicologia do Esporte

Durante a FER, também foi promovido o ESPE - Encontro Sul-Americano de Psicologia do Esporte, organizado pela UNIP, sob o comando do Professor Dr. Marcelo Callegari Zanetti, Presidente da Comissão Organizadora do ESPE 2018, alunos do 8º semestre e Professores do curso de Bacharel em Educação Física e equipe de apoio da universidade.

Segundo o Zanetti, o ESPE foi organizado com objetivo de trazer o conhecimento científico de outros países e de diversas regiões do Brasil para os alunos e profissionais da Universidade Paulista e também da nossa região e estado.

Importantes nomes da Psicologia do Esporte Sul-americana participaram do evento, sendo 05 palestrantes internacionais e 05 nacionais. O evento também contou com a ilustre presença da Profa. Ghislaine Gliosce da Silva – Diretora do ICH e Coordenadora Geral do Curso de Psicologia da UNIP.

Esses profissionais realizaram, durante os três dias de feira, diversos workshops, mesas-redondas e uma Atividade Prática, para cerca de 300 pessoas, dentre alunos e profissionais das áreas de Educação Física, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, entre outras.

 

UM DIA NO CAMPUS

Durante a FER, a UNIP também abriu suas portas para receber alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas daqui e de toda a região através do projeto “Um dia no Campus”.  Nesses dias, milhares de estudantes, tiveram a oportunidade de participar desse momento especial, com as mais diversas atividades e atrações.

“Os alunos do Ensino Médio conheceram toda a estrutura da UNIP, bem como tiveram esse primeiro contato com as profissões, já que puderam desfrutar da estrutura montada pelas empresas participantes da OPEN”, disse Gabriela.

Os estudantes foram recepcionados pelos universitários, que apresentaram os cursos de graduação. “Esse contato aluno-aluno que a UNIP propõe é excelente, pois a linguagem fica mais fácil entre eles e nada melhor do que nosso aluno falando sobre sua experiência aqui”, observou.

Após a visita, Gabriela disse que muitos alunos já agendaram vestibular na UNIP. “As visitas renderam muitas inscrições e ficamos muito felizes com isso, principalmente porque despertamos nestes jovens a vontade de cursar uma Universidade e garantir um futuro melhor”.

 

ARENA FER E PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

Durante a Feira, a Arena FER trouxe ao palco diversas apresentações culturais (dança, música, etc), que animaram ainda mais o evento. “Abrimos espaço para que muitos talentos pudessem se apresentar ou mesmo escolas, como o Colégio Unigrau, nosso parceiro por mais um ano na FER”, destacou Gabriela.

Já a Praça de Alimentação foi explorada pela Comunidade Deus Proverá, cuja arrecadação foi revertida para os diversos projetos sociais e educacionais que ela mantém.

 

EXPOSITORES: BONS NEGÓCIOS PARA RIO PARDO E REGIÃO

Dezenas de expositores participaram da FER 2018 nas mais diversas áreas. Além do público que visitou a feira, excelentes negócios foram fechados entre o empresariado local e de toda a região. “Fomentar a área empresarial e proporcionar oportunidade de bons negócios também são objetivos do evento. E por mais um ano tivemos uma resposta muito positiva dos expositores e do público”.

 

EX ALUNOS E SUAS HISTÓRIAS DE SUCESSO PROFISSIONAL

Uma das novidades da FER foi apresentar casos de sucesso profissional de seus ex-alunos. O projeto foi organizado e desenvolvido pelos alunos do curso de MBA Gestão de Projetos.

“Nada melhor que conhecer histórias de luta, superação e êxito vindas de nossos próprios ex-alunos. Esse encontro mostrou aos nossos acadêmicos as possibilidades de sucesso em muitas áreas, estimulando-os sempre”, disse a diretora.

Alguns dos convidados foram Lucas Ferreira (Chefe Campus-UNIP), Alisson Santos (Prefeitura de Caconde), Ir. Rodrigo (Comunidade Deus Proverá), Aline Peres (Itaiquara Alimentos), Luis Fernando Ventali (Avistare), José Mateus F. Breda (ETC Paula Souza), Lucas Oliveira (Nestlé), Antonio Catalano (Express), entre outros.

“Acreditamos que, por mais uma edição, alcançamos nossos objetivos com a FER, principalmente agora, com esse novo formato, mais interativo e dinâmico. Atingimos diversos públicos e levamos conhecimento e prática para nossos alunos e visitantes, numa completa integração entre cursos, professores, estudantes e empresários. A FER é isso: fomentar conhecimento e oportunidades para todos”, finalizou Gabriela.